Mito: Irã possui um programa de armas nucleares e reconheceu a sua exitência.
Fato: O Irã tem declarado repedidamente que não está buscando armas nucleares. Após inúmeras inspeções intrussivas das instalações nucleares iranianas - mais de 2.700 horas/pessoa de inspeções - a Agência Internacional de Energia Atómica afirmou que "não há evidências" que o Irã possui um programa de armas nucleares. "Nós não encontramos nenhuma atividade não declarada ou armamento em seu programa" - Diretor Geral IAEA, Mohammad El-Baradei, Set. 2007.

Mito: O Irã é um perigo para os seus vizinhos e outros países."Política do Irã ainda representa uma ameaça aos Estados do Golfo." - Secretário de Defesa Robert Gates, Dez.2007.
"Irã é uma ameaça à paz mundial." Presidente George Bush, Jan. 2008
Fato: Desde a sua revolução em 1979, o Irã não atacou ou invadiu nenhum dos seus vizinhos. Durante esses 30 anos, os EUA atacou e invadiu vários países, incluindo Granada, Panamá, Yugoslávia, Afeganistão e Iraque. Israel atacou o Líbano e a Síria.

Mito: Os EUA está promovendo democracia no Irã.
Fato: Em 1953, os EUA destruiu a democracia no Irã quando a CIA realizou um golpe de Estado, que derrumou o Primeiro Ministro Mossadegh, democraticamente eleito, e instalou uma ditador brutal, o Shah. Ao longo dos próximos 25 anos, a polícia secreta Savak - treinada pelos EUA - torturou e executou dezenas de milhares de pessoas, enquanto os recursos de petróleo do país foram entregues à Big Oil. De acordo com a Anístia Internacional o Savak teve "o pior histórico de direitos humanos do planeta" e o número e a variedade das técnicas de tortura usadas pelo Savak foram "além da imaginação". As principais forças "democráticas" que recebem financiamento dos EUA são organizações terroristas tais com o MEK e Jondollah.

Mito: O Irã não está em conformidade com o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (NPT), enquanto a comunidade internacional o obedece. "...Precisa ser entendido que o Irão não está em conformidade com suas obrigações internacionais." - Secretária do Estado Condolezza Rice, Jan. 2005.
Fato: Vários relatos da IAEA indicou que o Irã está em conformidade com o NPT. O NPT permite aos seus signatários o desenvolvimento pacífico de energia nuclear e obriga nações que possuem armas nucleares a desmantelar suas armas nucleares.
Os EUA, a Inglaterra e a França, os países que mais insistem nas sanções contra o Irã, estão violando o NPT por não terem desmantelado suas armas nucleares durante os 40 anos desde que o NPT foi ratificado, e nenhum deles esta sendo sancionado.Os EUA também está violando o NPT por estar desenvolvendo novas e mais avançadas armas nucleares. Israel, Paskitão e Índia já possuem bombas nucleares, nenhum deles são signatários do NPT, e nenhum deles foi sancionado.

Mito: A comunidade internacional está unida pela demanda de que o Irã deve suspender o seu programa nuclear ou enfrentar sanções mais duras.
Fato: O Conselho de Segurança da ONU apenas reflete a doutrina das nações mais poderosas. O movimento dos não-alinhados, uma organização composta por 120 Estados-membros, 60% da ONU, afirmou o direito do Irã de desenvolvimento nuclear. Na conferência da NAM em julho de 2008 no Tehran, dos 115 Estados presentes, mais de 100 votaram pela resolução afirmando o direito do Irã a atividades nucleares pacíficas.

Mito: Irã anunciou que quer "varrer Israel do mapa".
Fato: Irã nunca ameaçou Israel, a não ser em retaliação por ter sido atacado. Este mito foi lançado em Outubro, 2005, quando o Presidente Ahmadinejad falou: "Imam [Khomeini] disse que este regime ocupando Jerusalem deve desaparecer das páginas do tempo." Esta é uma citação de um slogan muitas vezes repetido por Khomeini contra o estado de Israel. Não é uma declaração de intenção de atacar Israel, nem a indicação de um plano para aniquilar o povo judeu.

Fonte: CMI Brasil