domingo, 5 de maio de 2013

Segunda Guerra Mundial: Os crimes de guerra dos "bons"

Os Crimes de Guerra dos Aliados referem-se às violações das Leis de guerra cometidas pelos aliados durante a Segunda Guerra Mundial, contra civis ou soldados do Eixo. Ao fim da guerra, aconteceram vários julgamentos dos crimes de guerra do Eixo, sendo o mais famoso deles o Julgamento de Nuremberg. Contudo, esse tribunal negou-se a apreciar as denúncias de delitos praticados pelos Aliados. Alguns desses delitos foram investigados pelas autoridades militares dos países aliados, sendo os responsáveis levados à corte marcial. Mas a maioria das denúncias foi simplesmente ignorada e alguns processos, que chegaram a ser abertos, foram arquivados. A polêmica em torno dos crimes de guerra aliados reacendeu-se, em 2007, com a publicação do livro “After the Reich”, de Giles MacDonough.


Os principais crimes de guerra praticados pelos Aliados, teriam sido os seguintes:

- De acordo com Mitcham e von Stauffenberg [2],a unidade do exército canadense, “The Loyal Edmonton Regiment”,teria assassinado prisioneiros alemães.

- Tropas franco-marroquinas, conhecidas como “Goumiers”, teriam cometido estupros e outros crimes de guerra, às proximidades de Cassino.

- Massacre de Treuenbritzen: execução em massa, pelos soviéticos, de mais de 1000 civis alemães na cidade de Treuenbritzen, em abril de 1945.

- Massacre de Katyn: execução, pelos soviéticos, de prisioneiros poloneses (oficiais e soldados), em 1940.

- Estupro de mulheres, sobretudo na Alemanha, praticados pelos soldados soviéticos.

- Segundo o historiador e revisionista alemão, Jörg Friedrich, a decisão de Winston Churchill de bombardear Dresden e outras cidades alemãs, entre janeiro e maio de 1945 (quando a guerra já estava definida), foi um crime de guerra.

- Sob as ordens do general George Kenney, da Força Aérea dos Estados Unidos, os norte-americanos teriam assassinado sobreviventes japoneses dos navios afundados: Nachi, Kumano, Yamato e Yahagi.

- Massacre de Canicattí: assassinato de civis italianos por oficiais americanos.

- Massacre de Biscari: assassinato de prisioneiros do eixo na Guerra da Sicília.

- Massacre de Dachau: assassinato de guardas do campo de concentração de Dachau, capturados pelos soldados norteamericanos.

Cerca de 35 alemães da divisão SS-Totenkopfverbände foram mortos enquanto se rendiam. Além disso, os americanos teriam entregue armas aos prisioneiros do campo que, segundo testemunhas, torturaram e mataram outros 40 soldados alemães.

- Segundo um estudo publicado pelo pesquisador britânico, Bob Lilly, cerca de 14 mil mulheres foram estupradas por soldados ingleses e norte-americanos.

- Prisioneiros alemães na Noruega teriam sido obrigados a limpar campos minados. Quando a “limpeza” terminou, 392 estavam feridos e 275 morreram.

- Tratamento desumano de prisioneiros alemães em campos estadunidenses. Segundo estatísticas governamentais, 3.000 morreram de fome e desidratação.

- Massacre das populações civis de Hiroshima e Nagasaki, atingidas por bombas atômicas lançadas pelos EUA (o maior morticínio de civis de toda a história da humanidade).

Fonte: Blog do Francisco Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário